Matrícula e Calendário Acadêmico

 

O Regulamento de Graduação e Calendário Acadêmico da Instituição está disponível, na íntegra, em:

Regulamento de Graduação: http://www.uftm.edu.br/upload/institucional/Resolucao_n._10_2012_Consu_-_Regulamento_Cursos_Graduacao1.pdf 

Calendário Acadêmico: http://www.uftm.edu.br/upload/ensino/CALENDARIO_ACADEMICO_2016_-22-12-2015.pdf

 

Atente-se, em especial, aos seguintes Artigos extraídos do Regulamento de Graduação:

 

 

Art. 104. Terá sua MATRÍCULA CANCELADA o discente ingressante que não frequentar as aulas até o 15º (décimo quinto) dia letivo, não apresentando, até esse dia, justificativa formal plausível, em documento hábil, a ser submetida à apreciação e deliberação do COENS.

 

§ 1º A justificativa referida neste artigo deverá ser protocolada na DRCA até o décimo quinto dia letivo do semestre letivo de ingresso, para apreciação e decisão do COENS.

 

Art. 223. É VEDADO O ABONO DE FALTAS, exceto nos seguintes casos previstos em lei: participação em atividades relativas ao Serviço Militar ou designação para participar de reuniões da CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior).

 

Art. 226. Para situações, como serviço de júri, participação em processo judicial e eventos pessoais, o discente deverá beneficiar-se do limite de 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária do componente curricular para ausências não justificadas às aulas.

 

EXERCÍCIOS DOMICILIARES

 

Art. 227. Será permitido COMPENSAR A FREQUÊNCIA às aulas por meio de exercícios domiciliares, sempre que forem compatíveis com o estado de saúde do requerente e com a natureza do componente curricular (...)

 

Art. 228. Impossibilitado de frequentar as aulas por um período igual ou superior a 10 (dez) dias letivos, o discente ou seu representante requererá ao NAES (Núcleo de Atenção ao Estudante) o regime especial de exercícios domiciliares, mediante apresentação de atestado médico para homologação, sendo válido a partir da data da apresentação do requerimento, NÃO TENDO EFEITO RETROATIVO.

 

 

SEGUNDA OPORTUNIDADE DE AVALIAÇÃO

 

Art. 205. Ao discente que deixar de comparecer à verificação da aprendizagem, poderá ser concedida segunda oportunidade, desde que requerida no Instituto Acadêmico ofertante do componente curricular ao professor responsável, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data em que foi realizada a verificação.

 

§ 1º A segunda oportunidade para o exame final somente será concedida ao discente que fizer o requerimento no Instituto Acadêmico ao professor responsável pelo componente curricular, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas após sua realização, apresentando justificativa circunstanciada.

 

Para CANCELAMENTO de matrícula, acesse www.uftm.edu.br

Departamento de Registro e Controle Acadêmico / Formulários / Cancelamento de Matrícula Ingressantes








Todos os direitos reservados
UFTM
Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Av.Frei Paulino, 30 - Bairro Abadia
CEP: 38025-180 Uberaba/MG
Fone: (34) 3700-6000

CONHEÇA A UFTM

Apresentação
Localização
Organograma
Equipe Administrativa
Reitoria
Pró-reitorias
Institutos Acadêmicos
Regulamentação Institucional

CURSOS

Graduação
Pós-graduação

PROCESSOS SELETIVOS

Apresentação do NUPE
Vestibular
Residência Médica
Transferência de Alunos