Monitoria

O que é Monitoria

A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Ela é entendida como instrumento para a melhoria do ensino, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática. Trata-se de uma atividade realizada concomitantemente com o trabalho do professor em sala de aula requerendo assim, uma participação mais ativa e colaborativa dos participantes no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho da monitoria pretende contribuir com o desenvolvimento da competência pedagógica e auxiliar os acadêmicos na compreensão e produção do conhecimento. Trata-se de uma atividade formativa de ensino. Para o monitor, é um estímulo que exige comprometimento e responsabilidade.

 Modalidades de Monitoria

Monitoria bolsista: discentes aprovados e classificados na modalidade bolsista, até o limite do número de bolsas recomendadas para cada disciplina no processo de seleção e com direito à retribuição financeira a título de incentivo.

Monitoria voluntária: discentes aprovados e classificados na modalidade voluntária do processo de seleção, até o limite do número de vagas recomendadas para cada disciplina, sem nenhuma compensação financeira.

O Aluno Monitor

O monitor é o estudante que, interessado em desenvolver-se, aproxima-se de uma disciplina ou área de conhecimento e, junto a ela, realiza tarefas ou trabalhos que contribuem com os estudantes dessa disciplina. A importância da monitoria nas disciplinas extrapola o caráter de obtenção de um certificado. O aluno monitor vivencia as primeiras alegrias e dissabores do processo de ensino-aprendizagem durante o programa de monitoria. Esta experiência serve para despertar vocações ou prevenir erros futuros.

Pré-Requisitos

1. Estar matriculado em um curso de graduação.

2. Ter cursado a disciplina interessada e ter sido aprovado com média superior a sete (7).

3. Ter sido aprovado em processo seletivo, conforme exigências do edital.

4. Ter disponibilidade de 12 horas semanais para a realização das atividades de monitoria.

Restrições

1. O horário de exercício das atividades de monitoria não poderá, em hipótese alguma, sobrepor-se e/ou interferir nos horários das disciplinas nas quais o aluno estiver matriculado ou em outras atividades necessárias à sua formação acadêmica.

2. No Internato, somente aos alunos do Ciclo I será permitido o exercício de atividades de monitoria.

3. Sob hipótese nenhuma o monitor poderá, ainda que a título eventual, substituir o professor em sala de aula; montar, aplicar ou corrigir provas; atribuir notas ou freqüências; realizar supervisão de estágio ou exercer atividades administrativas diferentes das citadas no Plano de Atividades da Monitoria.

Responsabilidades do Monitor

1. Participar, com professor orientador, da discussão, elaboração e execução do Plano de Ensino da disciplina.

2. Auxiliar a elaboração e cumprir o Plano de Atividades da Monitoria da disciplina.

3. Cooperar na recepção e integração dos estudantes com a disciplina, constituindo um elo entre os professores e os estudantes.

4. Nortear quanto às rotinas das atividades a serem exercidas na disciplina.

5. Participar com o professor na preparação das aulas teóricas, práticas e do material didático.

6. Acompanhar e orientar os alunos nos trabalhos de laboratório, estágios ou na utilização dos recursos bibliográficos.

7. Auxiliar estudantes na revisão de textos e produção de resenhas bibliográficas.

8. Discutir as diversas técnicas metodológicas peculiares à disciplina e auxiliar no planejamento e execução de trabalhos experimentais.

9. Colaborar na discussão sobre o processo de avaliação dos alunos.

10. Cumprir as horas semanais de atividade de monitoria, conforme os horários preestabelecidos.

11. Apresentar, até o dia 5 de cada mês, relatório mensal quanto à carga horária e atividades desenvolvidas, conforme modelo oficial.

12. Apresentar, até o último dia das atividades do semestre, relatório semestral das atividades desenvolvidas, conforme modelo oficial.

13. Desenvolver visão crítica sobre as atividades realizadas pela disciplina na qual foi selecionado, com uma participação ativa e dinâmica.

14. Realizar avaliação mensal coordenada pelo professor responsável pela monitoria.

15. Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir os dispositivos legais especificados no Regulamento de Graduação, Regimento Geral da Universidade e nesta resolução.

Concessões

O monitor bolsista terá direito à ajuda financeira, cujo valor será fixado de acordo com a verba disponibilizada pela instituição, não sendo permitida a acumulação desta com qualquer outra bolsa remunerada pela Universidade ou órgão de fomento.

O programa de monitoria abre processo seletivo semestral para vagas com ou sem bolsa.

O aluno que cumprir as atividades estabelecidas pelo programa receberá certificado.








Todos os direitos reservados
UFTM
Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Av.Frei Paulino, 30 - Bairro Abadia
CEP: 38025-180 Uberaba/MG
Fone: (34) 3700-6000

CONHEÇA A UFTM

Apresentação
Localização
Organograma
Equipe Administrativa
Reitoria
Pró-reitorias
Institutos Acadêmicos
Regulamentação Institucional

CURSOS

Graduação
Pós-graduação

PROCESSOS SELETIVOS

Apresentação do NUPE
Vestibular
Residência Médica
Transferência de Alunos