Ir direto para menu de acessibilidade.
Página Inicial > Orientações
Início do conteúdo da página

Orientações

Publicado: Terça, 28 Março 2017 08:29 | Última Atualização: Terça, 28 Março 2017 08:29 | Acessos: 137

 A UFTM realiza assistência aos alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e do CEFORES através da Pro-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE), que engloba o Núcleo de Assistência Estudantil em Saúde (NAES), Setor de Acompanhamento Pedagógico, Núcleo de Acessibilidade, Setor de Serviço Social e Divisão de Programa de Auxílios.

 

Atendimento em saúde (clínico geral, psicológico, fisioterapêutico, nutricional e de enfermagem) estão disponíveis a todos os alunos mediante agendamento prévio na recepção do NAES ( Av. Getúlio Guaritá, 440, Abadia), que também realiza projetos de Promoção da Saúde dos estudantes.

 

O serviço de Acompanhamento Pedagógico tem por objetivo ouvir, analisar e orientar os estudantes, emitir parecer, acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos inseridos no Programa de Auxílios, levantar os dados da evasão e retenção, acompanhar o programa de monitoria inclusiva, divulgar junto aos ingressantes a Assistência Estudantil e colaborar com a discussão de temáticas ligadas à educação, inclusão, cidadania, arte e cultura.

 

O estudante pode procurar o Serviço de Acompanhamento Pedagógico de forma espontânea ou ser encaminhado após acolhimento por outro profissional no NAES, ou ser encaminhado pelo coordenador de curso, pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico ou por outros departamentos da UFTM. O atendimento será realizado mediante agendamento prévio.

 

No Núcleo de Acessibilidade o aluno com necessidades educacionais especiais pode solicitar apoio e adaptação do material didático, como auxílio de intérpretes de libras, ampliação/redução de impressos, impressão em alto contraste, BRAILLE ou arquivos digitais para leitores de tela.

 

São oferecidos Auxílios Alimentação, Moradia, Acadêmico e Transporte urbano ou intermunicipal. A inserção no Programa de Auxílios é condicionada aos recursos disponíveis e à avaliação socioeconômica familiar realizada pelo setor de Serviço Social. Para solicitar os auxílios, acompanhe os editais e prazos na página da Proace, no site da UFTM: (http://www.uftm.edu.br/bolsas).

Fim do conteúdo da página