Ir direto para menu de acessibilidade.
Página Inicial > Licenciatura em Ciências Biológicas
Início do conteúdo da página

O Curso de Ciências Biológicas

Publicado: Segunda, 28 Março 2016 22:19 | Última Atualização: Terça, 31 Maio 2016 21:36 | Acessos: 1076

O curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da UFTM do Campus Universitário de Iturama é oferecido no período noturno e tem duração mínima de 4 anos disponibilizando 50 vagas anuais, sendo a forma de ingresso pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada), reopção de curso, transferência externa e como portador de diploma. Tem como objetivo principal formar um profissional com conhecimentos teórico-metodológica e ético-política que prepare o futuro profissional da educação para o domínio de conteúdos básicos que são objetivo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental e médio, e também de métodos e técnicas pedagógicas que permitam a aquisição de informações que proporcionem a construção de conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

O profissional formado estará capacitado para exercer sua profissão com excelência, devendo atuar principalmente nos quatro anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Educação Básica, de forma criativa, crítico-reflexiva, democrática, ética e comprometida com uma aprendizagem transformadora, a partir do domínio teórico-prático do seu campo de saber, tendo em vista o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões. Poderá também atuar na elaboração e coordenação de projetos educacionais e assessoria pedagógica em Ciências Biológicas para a Educação Básica e educação não formal, tornando-se um profissional que auxilie no pensamento histórico da sociedade e suas transformações, com a finalidade de colaborar com a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos.

A área principal de atuação profissional do licenciado em Ciências Biológicas é a docência na Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio, da rede pública e privada. A sólida formação em Biologia prepara o profissional para atuar em diferentes segmentos do mercado de ensino, como elaboração e coordenação de projetos educacionais e assessoria pedagógica. O licenciado tem, ainda, a possibilidade de ampliar sua formação ingressando em programas de Pós-Graduação de sua preferência.

Fim do conteúdo da página