Ir direto para menu de acessibilidade.
Página Inicial > Licenciatura em Química
Início do conteúdo da página

O Curso de Química

Publicado: Segunda, 28 Março 2016 22:23 | Última Atualização: Terça, 31 Maio 2016 21:35 | Acessos: 446

O curso de Química - Licenciatura da UFTM do Campus Universitário de Iturama é oferecido no período noturno e tem duração mínima de 4 anos disponibilizando 50 vagas anuais, sendo a forma de ingresso pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada), reopção de curso, transferência externa e como portador de diploma. Tem como objetivo principal formar um profissional-educador com conhecimentos científicos e tecnológicos sólidos na área de Química, com habilidades e competências suficientes para atuar em diferentes níveis do ensino de forma crítica e reflexiva, com capacidade de apreender, interpretar e transformar a realidade, exercendo seu papel na formação de cidadãos sob a perspectiva educacional, científica, ambiental e social, contribuindo com o desenvolvimento sociocultural, político e econômico regional e nacional.

A estrutura do curso desenvolve-se através de três eixos básicos de sustentação: Vida em Sociedade e Formação Pedagógica Comum, Múltiplas Linguagens e Especificidades da Formação na área de Química. Desses eixos originam-se unidades temáticas específicas. Em um curso com um desenho curricular estruturado em eixos o pensamento é de um currículo em rede, em trabalhar os conteúdos sem uma linearidade, evitando-se a fragmentação dos conteúdos em disciplinas e permitindo a articulação de um movimento processual no currículo, garantindo, assim, de certa forma, que este mantenha suas características de ser e estar sempre em construção. Acreditamos, ainda, que dar equilíbrio a estes eixos é importante no sentido de possibilitar a passagem de um nível de aprendizado mecanicamente treinado para um nível de aprendizagem que se incorpora ao fazer, ao pensar, ao agir, ao intervir, enfim, à essência humana.

Ao concluir o curso os licenciados deverão ser detentores de uma ampla e sólida formação básica, com adequada fundamentação técnico-científica que propicie o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento no tocante a princípios, conceitos e teorias, de natureza específica da área de Química/Ensino de Química, pautados nos avanços científicos e tecnológicos e nas necessidades sociais. Além disso, deverão se responsabilizar como educadores, nos vários contextos da sua atuação profissional, tendo em vista a formação de cidadãos.

A principal área de atuação do licenciado em química é a docência nas séries finais do ensino fundamental e em todo o ensino médio. No entanto, o Curso de Química - Licenciatura oferece uma sólida formação em conhecimentos da Ciência Química e de ciências correlatas que prepara seu profissional para atuar em diferentes segmentos do mercado de trabalho.

Fim do conteúdo da página