Graduação

Na UFTM, “os cursos de graduação são organizações curriculares que expressam um perfil profissional necessário para a formação científica e pessoal, coerentes com as finalidades e princípios institucionais e adequados às concepções do coletivo de pessoas que integram os segmentos representados no seu respectivo colegiado de curso, sendo implementados nos Institutos Acadêmicos pelos docentes envolvidos, sendo sua execução de responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino – PROENS, e a supervisão geral, da Coordenação de Curso” (Regulamento de Graduação, Art. 1°).

Tendo em vista esse propósito mais amplo, no IELACHS, os cursos de graduação têm como intuito proporcionar a formação de nível superior em cinco áreas do conhecimento científico: Serviço Social, Psicologia, História, Letras e Geografia.

O Curso de Serviço Social forma assistentes sociais para atuar no planejamento, implantação, execução e gestão de políticas e projetos sociais que atendam às demandas e necessidades da sociedade.

O Curso de Psicologia, de acordo com o seu Projeto Pedagógico, forma profissionais para atuar nas “áreas de saúde, educacional, social, organizacional e do trabalho, bem como nas políticas que as envolvem, com o objetivo de fundar um perfil profissional empreendedor, ético e com responsabilidade social no atendimento às demandas da sociedade em relação aos serviços psicológicos” (2011, p. 37).

O Curso de História tem como objetivo formar profissionais para exercer a docência na educação básica e também para atuar em espaços não-formais (órgãos de pesquisa histórica, preservação documental e do patrimônio histórico), atuando tanto na disseminação, quanto na produção dos conhecimentos históricos.

O Curso de Letras Português/Espanhol e Português/Inglês – tem como objetivo formar professores de línguas e suas literaturas e prepará-los de forma a desenvolver sua capacidade de análise, criatividade, senso crítico, expressivo e reflexivo acerca da linguagem verbal e não-verbal e suas tecnologias.

O Curso de Geografia, de acordo com o seu Projeto Pedagógico (p. 30), forma “professores para o ensino da disciplina de Geografia nas escolas brasileiras de ensino fundamental e médio. Junto à UFTM, o Departamento de Geografia assumiu o comprometimento de formar professores que atuem nas escolas e na sociedade com uma sólida formação científica, pedagógica e humanista”.