• 1
  • TESTE BANNER 2

Apresentação

    De acordo com o Art. 40 do Regimento Geral da UFTM de 2010, compete aos Institutos fomentar, conceber, planejar, apoiar, controlar e avaliar programas, projetos e atividades que dizem respeito ao ensino, à pesquisa e à extensão na Universidade, assim como estruturar e coordenar os laboratórios e as unidades estratégicas de apoio afins.
    O ICS foi instituído por prazo indeterminado pelo Estatuto da UFTM e aprovado pela Portaria SESU Nº 842 de 26 de Setembro de 2007, pelo Sr. Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União em 27/07/2007.
    No Art. 1º do Regulamento Interno do ICS de 2011, o Instituto é considerado uma unidade acadêmica e administrativa da UFTM, autônoma, vinculada à Reitoria, que visa a conceber e administrar as políticas e estratégias relativas ao funcionamento e ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.
    Os Departamentos Didático-científicos que compõem o ICS são: Ciência do Esporte; Clínica Cirúrgica; Clínica Médica; Enfermagem na Assistência Hospitalar; Enfermagem em Educação e Saúde Comunitária; Fisioterapia Aplicada; Materno Infantil; Medicina Social, Nutrição e Terapia Ocupacional.
    Tais Departamentos oferecem disciplinas aos Cursos de Graduação: Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Fisioterapia; Medicina; Nutrição e Terapia Ocupacional; além dos Programas de Pós- Graduação: mestrado e doutorado em Atenção à Saúde; mestrado em Educação Física; mestrado e doutorado em Ciências da Saúde; mestrado e doutorado Medicina Tropical, Residência Médica e Residência Multiprofissional em Saúde.
    O ICS tem como área suplementar o Hospital de Clínicas da UFTM, o Centro de Reabilitação e o Centro de Reabilitação, locais de realização de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária.
    Desta forma, os 213 docentes e 104 técnicos administrativos lotados no ICS atendem a 1833 acadêmicos de graduação e 474 de pós-graduação.