Administração

No processo de transformação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro para Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), foi aprovado o novo Estatuto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro pela Portaria SESu nº 843, do Sr. Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (D.O.U. de 27 de setembro de 2007).

O novo estatuto propôs uma estrutura organizacional acadêmica em Institutos. No Título II, capítulo I, Artigo 10, inciso III do Estatuto, os Institutos são definidos como (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, 2010, p.10):

Órgãos substancialmente acadêmicos, com autonomia dentro de sua especificidade e orientados a áreas de conhecimento, designados a conceber e administrar as políticas e estratégias relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão. Congregam os docentes, os departamentos didático-científicos, as disciplinas, os laboratórios e os órgãos suplementares afins.

O Regimento Geral da UFTM estabelece, em seu Capítulo V, Das Unidades Acadêmicas, Artigo 39, que os Institutos da UFTM são unidades acadêmicas estruturadas com base nas grandes áreas do conhecimento.

Em assembleia dos professores dos cursos de Licenciatura, Serviço Social, Psicologia e do Ciclo Comum de Formação, realizada em 22 de abril de 2010, foi proposta a criação do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE, que compreende os docentes dos departamentos de Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática.

O ICENE teve uma Diretoria pro tempore no período de 02 de agosto de 2010 até 01 de novembro de 2011, indicação que se pautou no Art. 45, parágrafo 3º do Regimento Geral da UFTM e na disponibilidade do docente indicado. Nesse sentido, assumiu a Direção do Instituto o Prof. José Fernando Condeles, lotado no Departamento de Física.

Em outubro de 2011 foram realizadas as primeiras eleições, sendo eleitos os professores Luiz Fernando Rodrigues, Departamento de Matemática, e Marcos Dionízio Moreira, Departamento de Física, respectivamente aos cargos de Diretor e Diretor Substituto. A nomeação para um mandato de dois anos ocorreu no dia 02 de novembro de 2011.De lá pra a presente data, ocorrem eleições regulares para escolha da Direção do Instituto.

resep