PROFMAT

Mestrado Profissional em Matemática(PROFMAT)

O programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) é o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu semipresencial do Brasil destinado a professores da Educação Básica. O PROFMAT é Coordenado pelo Conselho Gestor e pela Coordenação Acadêmica Nacional, sob a égide do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e integrado por Instituições de Ensino Superior, associadas em uma Rede Nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Atualmente, o PROFMAT é integrado por 59 Instituições Associadas e 74 Polos de Atendimento em todas as 27 Unidades Federativas do Brasil. As Instituições Associadas e respectivos Polos estão disponíveis no site nacional do programa: http://www.profmat-sbm.org.br/. As Instituições Associadas são responsáveis, por intermédio das respectivas Coordenações Acadêmicas Locais, por toda a gestão local do PROFMAT.

O PROFMAT é um programa reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e conduz ao título de Mestre. Ele tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no Ensino Básico, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática.

Os alunos são selecionados anualmente por meio de um processo seletivo unificado, denominado Exame Nacional de Acesso, aplicado simultaneamente pelas Instituições Associadas nas cidades que abrigam polos que integram a rede. Nas edições realizadas, em 2011 e 2012, o exame contou com mais de 20 mil candidatos inscritos em cada uma. Em 2011 foram ofertadas 1192 vagas e em 2012, 1575 vagas. Atualmente a UFTM conta com 33 (trinta e três) alunos matriculados e já foi realizado o Exame de Acesso para 2013 com mais 20 vagas.

resep